Capítulo 10 PDI - Política de atendimento aos discentes

Responsável: Desenvolvimento Institucional
Status: Concluída
Abertura: 12/04/2023
Encerramento: 25/04/2023
Participantes: , Técnicos Administrativos, Docentes Ver detalhes dos participantes

Resumo

Esse capítulo trata da atenção aos estudantes, trabalha às áreas de atuação da Diretoria de Políticas Estudantis. A questão de auxílios e bolsas para nossos estudantes em vulnerabilidade social auxiliando na sua permanência e êxito na instituição; o atendimento aos estudantes com necessidades especiais, fazendo assim, uma educação inclusiva e democrática; o fomento sobre o debate de ética, cidadania e direitos humanos na formação dos nossos estudantes.

 

Período de recebimento de contribuições: 12 a 17/04 Expressão de concordância: 21 a 25/04

Conteúdo

17

            Para garantir o atendimento educacional especializado (AEE) , cada campus do Instituto Federal Fluminense constituiu ou está constituindo um Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas  (NAPNE), para atender “os estudantes com necessidades educacionais específicas que se originam em função de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação" e promover ações inclusivas. O NAPNE deve ser instituído por portaria e composto por uma equipe multidisciplinar atuando em sala específica e equipada. Sugere-se equipe composta por docentes, técnicos administrativos em educação com conhecimentos necessários para atuar nessa função (assistente social, psicólogo, pedagogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo, neuropsiquiatria, professor bilíngue (Português-Libras), tradutor e intérprete de LIBRAS, revisor e transcritor braile, entre outros) e monitores das disciplinas necessárias que serão designados por edital e atuarão de acordo com a demanda.

Contribuições

Marcelo Delatoura
15/04/2023 10:08

Sugiro que mais ações sejam ofertadas no âmbito do IFFluminense para que toda a comunidade escolar possa ter a oportunidade em trabalhar com essas pessoas que possuem direito inalienável à educação.

Também está na hora de pensarmos que essas pessoas possuem direito à educação física, ao esporte e ao lazer. Para tal, precisamos pensar em ações para incluí-los.