Capítulo 12 - Educação a Distância
Responsável: Desenvolvimento Institucional
Status: Concluída
Abertura: 06/03/2023
Encerramento: 21/03/2023
Participantes: , Técnicos Administrativos, Docentes Ver detalhes dos participantes
Resumo
A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino prevista no Art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e regulamentada pelo Decreto nº 9.057/2017. Caracterizam-se como cursos e componentes curriculares ofertados na modalidade a distância aqueles nos quais a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação, com pessoal qualificado, com políticas de acesso, com acompanhamento e avaliação compatíveis, entre outros, com estudantes e profissionais da educação desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempos diversos.
O capítulo sobre a EaD aborda concepções, política institucional, organização, funcionamento e a infraestrutura para viabilização da EaD no IFF.
Conteúdo
a) Oferta de cursos FIC, técnicos, de graduação e pós-graduação por meio de convênios, parcerias, programas de fomento;
Contribuições
Embora não haja uma sequência prioritária na lista de ações para o fortalecimento da EAD no IFF, não deveria ter como primeira ação os programas de fomento. Se a modalidade a distância tem as características listadas no Art. 9º da Resolução CONSUP/IFF nº 31/2022 que justificam a oferta de cursos e componentes curriculares neste modalidade, então deve ser tratado com uma possibilidade de oferta contínua do IFF para chegarmos a públicos que não atingimos nos cursos presenciais. Por isso, não é adequado inserir as parcerias e convênios (que têm prazos determinados) como ponto de partida para a EAD no IFFluminense.
Sugestão:
"[...] O planejamento contempla as seguintes ações:
a) Oferta de cursos FIC, técnicos, graduação e pós-graduação por meio da institucionalização da EaD no IFFluminense;
b) Oferta de componentes curriculares na modalidade a distância em cursos presenciais;
c) Oferta de cursos FIC, técnicos, de graduação e pós-graduação por meio de convênios, parcerias, programas de fomento."