PDI - Cap 13 - Avaliação e Acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional

Responsável: Desenvolvimento Institucional
Status: Concluída
Abertura: 22/05/2023
Encerramento: 26/05/2023
Participantes: , Técnicos Administrativos, Docentes Ver detalhes dos participantes

Resumo

O capítulo de Avaliação e Acompanhamento trata sobre como o IFFluminense vai acompanhar o cumprimento das metas e objetivos do PDI durante a vigência do documento, destacando os papéis da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e demais atores dos processos de avaliação e monitoramento do desempenho institucional.

 

Recebimento de contribuições: 22 a 24/05

Expressão de opinião: 26/05 (Não houve, devido a inexistência de contribuições)

Conteúdo

1

AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

2

13.1 Avaliação do PDI

3

O processo de acompanhamento e avaliação do desenvolvimento institucional consiste em uma oportunidade para que a gestão avalie a efetividade na execução das Políticas estabelecidas no PDI e dentro de um processo de transparência, permita a comunidade acadêmica refletir sobre as suas atividades e possibilidades de conhecer e analisar, criticamente, a instituição numa perspectiva de totalidade, propondo, de forma coletiva e participativa, medidas para o seu aperfeiçoamento institucional, com vistas à melhoria da qualidade acadêmica.

4

O acompanhamento e a avaliação do PDI serão coordenados pela área de Desenvolvimento Institucional articulada às demais áreas da reitoria e à gestão dos campi, em trabalho conjunto com a Câmara de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e com a Comissão Própria de Avaliação (CPA).  O eixo norteador do processo de acompanhamento e avaliação do PDI repousa na oportunidade de comparar a missão, os objetivos, as políticas institucionais e as metas com o que vem, de fato, sendo realizado. Com isso, ensejamos construir o conhecimento sobre a própria realidade, compreendendo o significado de suas ações, objetivando melhorar a qualidade da educação e alcançar maior relevância social.

5

O desdobramento dos Objetivos Estratégicos nas unidades do IFFluminense é outra ação que se apresenta como decisiva para que as metas institucionais sejam alcançadas, reforçando o compromisso institucional em entregar valor à sociedade. Para orientar o desdobramento dos Objetivos Estratégicos nos campi e na reitoria, a cada exercício, será concebido o Plano de Ação Anual (PAA), instrumento operacionalizador dos objetivos traçados no planejamento estratégico, o qual possibilita também a organização da disponibilidade de recursos orçamentários em projetos estratégicos e demandas de manutenção da instituição, de acordo com as prioridades.

6

O PAA é adotado como prática de gestão desde 2019 e continuará sendo um importante instrumento de execução dos programas e projetos institucionais e elo principal com o planejamento estratégico. A cada exercício será desenvolvido por cada campus e pela reitoria de forma a apontar as atividades a serem desenvolvidas anualmente que dão materialidade à estratégia definida, que dependendo dos contextos interno e externo, poderão ser atualizadas anualmente.

7

Para acompanhar e avaliar a execução dos PAA’s nos campi e na reitoria, o IFFluminense conta com diferentes ferramentas de gestão. Os desdobramentos do PDI, especialmente, o acompanhamento do Planejamento Estratégico e o PAA serão monitorados pelo Conselho de Campus, pelas Pró-Reitorias e Diretorias Sistêmicas.

8

Com o alinhamento dos instrumentos de avaliação ao seu planejamento estratégico, os indicadores poderão ser mensurados periodicamente, permitindo que a comunidade e os gestores verifiquem se as metas estabelecidas estão sendo alcançadas e, consequentemente, avaliem a necessidade de repactuá-las ou de redefinir o planejamento em um ou mais de seus níveis.

9

Destaca-se ainda a relevância do processo de elaboração do Relatório de Gestão. Instrumento de caráter obrigatório, normatizado e auditado pelos órgãos externos de controle, que traduz em seu conteúdo, de forma objetiva, todo o fazer institucional ao longo do exercício, tanto na esfera educacional, compreendendo ensino, pesquisa, extensão e inovação, como na esfera da gestão. Em síntese, apresenta para a sociedade e comunidade acadêmica os resultados obtidos e as dificuldades enfrentadas pela instituição no exercício, considerando os ativos tangíveis e intangíveis.

10

Adicionados, o Relatório de Autoavaliação Institucional, elaborado anualmente pela CPA, e o Relatório de Gestão constituem-se nos principais documentos de avaliação do desenvolvimento institucional.

11

Por fim, para além da necessidade de disponibilização de dados, informações e conhecimento, por meio de relatórios e sistemas de informação, para que seja possível a análise sobre a evolução do desempenho institucional, será de grande importância tanto a liderança das equipes gestoras nos processos analíticos e de ajustes, quanto a participação da comunidade acadêmica na apropriação e na discussão dos resultados.

12

É por meio de análises críticas e fundamentadas que se aprimora o ciclo de gestão, possibilitando a correção da trajetória em prol do alcance das finalidades institucionais e atendimento às políticas públicas delineadas.

13

13.1.1 Comissão Própria de Avaliação (CPA)

14

A Comissão Própria de Avaliação é um órgão de assessoramento, vinculado à Reitoria, com o objetivo de realizar a autoavaliação institucional e avaliação de cursos de forma democrática e participativa.

15

A Avaliação Institucional está inserida no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei Nº 10.861 de 2004 e divide-se em: Autoavaliação ou também denominada Avaliação Interna, realizada  na instituição pela CPA e as Avaliações Externas realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep.

16

A Autoavaliação realizada no IFFluminense considera as dez dimensões propostas pelo Sinaes para organizar os procedimentos e instrumentos de Avaliação Interna, a saber:

17

    - a missão e o plano de desenvolvimento institucional;

18

    - política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;

19

    - a responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;

20

    - a comunicação com a sociedade;

21

    - as políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;

22

    - organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;

23

    - infra-estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;

24

    - planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional;

25

    - políticas de atendimento aos estudantes;

26

    - sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

27

A análise dos dados e das informações geradas na Autoavaliação Institucional é disponibilizada aos gestores da Reitoria, dos campi e demais unidades administrativas do Instituto, servindo como insumo para o plano estratégico da instituição, além de serem publicizadas no Portal do IFFluminense.

28

A avaliação interna coordenada pela CPA propicia à comunidade acadêmica conhecer e refletir sobre a sua própria realidade, seus pontos fortes e suas fragilidades, enfatizando a sua importância para o autoconhecimento e a responsabilidade de todos na construção e/ou redefinição de ações eficazes para o fortalecimento do IFFluminense.

29

A participação da sociedade civil organizada e da comunidade acadêmica na CPA é um fator preponderante para que a Autoavaliação Institucional ocorra de forma democrática. Essa participação ocorre por intermédio das representações do corpo discente, do corpo docente, dos técnicos-administrativos e da sociedade civil organizada, seguindo os critérios estabelecidos em seu regimento, aprovado pela Resolução IFF nº 57/2021.

30

A avaliação interna realizada pela CPA no IFFluminense qualifica-se em  não ser um fim em si, mas por ser um meio,  que contribui para  o processo de aperfeiçoamento de desempenho da Instituição, com informações que possam favorecer a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.

31

13.2 Monitoramento e Atualização do PDI

32

O monitoramento do PDI será realizado com o apoio de ferramentas digitais automatizadas, com a emissão de relatórios periodicamente, que serão levados às reuniões dos colegiados para apreciação e publicizados no Portal do IFFluminense.

33

Conforme discutido na seção anterior, para avaliar a execução do PDI, o IFFluminense conta, prioritariamente, com a CPA. Outra ferramenta de gestão fundamental no processo de avaliação institucional são os órgãos colegiados, como o Colégio de Dirigentes e o Conselho de Campus. A atuação desses órgãos permite e facilita a comunicação, a integração e a análise pelos principais representantes da comunidade acadêmica.

34

Outras ações que subsidiarão o processo de avaliação do desenvolvimento institucional foram incluídas no PAA e no Plano de Capacitação, o qual prevê, respectivamente, a geração e disponibilização de dados e informações em forma de conhecimento estratégico e a qualificação da tomada de decisão dos gestores, dentre outras ações. Outra ação fundamental diz respeito ao mapa de indicadores estratégicos, que servirá como instrumento de mensuração do desempenho e dos resultados institucionais em relação às metas pactuadas. A realização dessas ações terá importância direta no acompanhamento e avaliação da instituição.

35

O acompanhamento e a avaliação do desenvolvimento institucional são fundamentais para o aprimoramento contínuo do IFFluminense, especialmente, no monitoramento da estratégia de atuação.

36

A revisão do PDI deverá ser realizada anualmente, no que diz respeito:

37

I. ao Planejamento Estratégico, por meio dos indicadores e metas pactuadas, que poderão ser repactuadas, considerando cronograma expedido pela área de Desenvolvimento Institucional;

38

II. aos projetos estratégicos, tendo como instância de apreciação o Comitê Interno de Governança, considerando cronograma expedido pela área de Desenvolvimento Institucional;

39

III. ao Plano de Oferta de Cursos e Vagas, considerando as condições mínimas para abertura dos cursos e ampliação de vagas, assim como disponibilidade orçamentária, tendo como instância de apreciação o Colégio de Dirigentes e de aprovação o Conselho Superior (CONSUP);

40

IV. ao Plano Diretor de Infraestrutura Física, considerando novas necessidades de obras e reformas, assim como disponibilidade orçamentária, tendo como instância de apreciação o Colégio de Dirigentes e de aprovação o Conselho Superior (CONSUP).

41

A comunicação do desempenho institucional será realizada com relatórios de divulgação da evolução dos indicadores e metas e reuniões com a equipe gestora e órgãos colegiados.

42

13.2.1 Acompanhamento dos Indicadores de Desempenho

43

Os Objetivos Estratégicos descritos no Mapa Estratégico do Capítulo 6 apresentam toda estratégia institucional que servirá como um norte para o desenvolvimento de políticas, projetos e ações operacionais para o período de 2023.2 a 2028.1.

44

No entanto, não adianta implementar essas ações e não ter certeza de que elas estão realmente contribuindo para o alcance dos objetivos em questão. Desta forma, os indicadores de desempenho são propostos para medir o desempenho da Instituição à luz dos objetivos estratégicos traçados. Os indicadores estabelecidos no planejamento estratégico serão acompanhados periodicamente pela área de Desenvolvimento Institucional, em conformidade com os atributos estabelecidos.

45

Como já mencionado anteriormente, com o objetivo de possibilitar o acompanhamento e a divulgação de forma mais frequente e ampla da evolução dos indicadores e metas, será utilizado um sistema próprio de monitoramento, informatizado, que possibilitará a visualização do desempenho institucional, por meio do monitoramento dos indicadores, subsidiando a adoção de medidas, preferencialmente, de caráter preventivo. Para contribuir com o processo, poderão ser elaborados relatórios periódicos de análise dos indicadores e a disponibilização das metas e resultados no Painel de Acompanhamento dos Indicadores Institucionais. Destaca-se, entretanto, no momento da análise, a importância da consideração das relações de causa e efeito entre os diferentes indicadores abordados.

46

13.2.2 Formas de utilização dos resultados das avaliações

47

Os dados, informações e conhecimentos, disponibilizados nos relatórios e documentos de avaliação, possibilitam a qualificação da etapa de diagnóstico institucional, imprescindível para subsidiar o processo de manutenção e melhoria dos resultados alcançados.

48

Para Fowler (2011), a melhoria contínua presume uma série de pequenos passos incrementais de melhoramento, sendo gradual e constante e não se concentrando em mudanças radicais.

49

Neste contexto está inserido o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action) que resume a natureza repetitiva e cíclica do melhoramento contínuo. De acordo com Falconi (2013), trata-se de um ciclo de gestão organizacional com foco na melhoria contínua. O ciclo tem por objetivo tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, dividindo-a em quatro principais passos:

50

Figura 13.1: Metodologia do PDCA (Figura disponível em https://drive.iff.edu.br/index.php/s/XiaqMPdmt8sxLwK)

51

            Os resultados oriundos dos processos de avaliação e monitoramento do PDI, quando utilizados dentro da metodologia do PDCA, representam possibilidades de melhoria contínua de toda a instituição, a saber:

52
  • Ao identificar problemas e oportunidades de melhoria no processo, estamos na fase de planejamento, verificando o que precisa ser feito.
  • Com as situações identificadas, partimos para o redesenho do processo, etapa da Ação, em que procuraremos modificar o processo, solucionando problemas e implantando melhorias.
  • Redesenhado o processo, definiremos indicadores para acompanhamento do desempenho.
  • Esses indicadores, além de outras coisas, nos mostram também se todas as ações tomadas foram ou estão sendo eficazes. Através dos indicadores e de outros mecanismos de controle, atuamos na parte de Verificação do ciclo PDCA.
  • Após as devidas verificações no processo, elaboraremos novos planos de ação, a fim de sanar qualquer situação identificada na verificação. A partir daí o ciclo inicia-se novamente.
53

            Percebe-se que o ciclo é continuo, considerando que o diagnóstico ao final de um ciclo será utilizado como subsídio de análise para a os ajustes na fase de planejamento, dando início a um novo ciclo.

54

A Figura 13.2 (Ciclo de Avaliação do Desempenho Institucional) apresenta o contexto do planejamento estratégico institucional a partir da ótica de um ciclo desejável, pelo qual é possível perceber as relações entre as etapas de planejamento, levantamento de informações, mensuração, análise e comunicação do desempenho institucional. Neste ciclo de melhoria contínua, construído a partir de uma proposta metodológica da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), o PDI exerce papel fundamental, configurando-se como o elemento principal de coesão dos diferentes referenciais, orientando a sua concepção e desenvolvimento a cada exercício anual.

55

Figura 13.2 - Ciclo de Avaliação do Desempenho Institucional (Fonte: UCHOA, 2013) (Figura disponível em https://drive.iff.edu.br/index.php/s/XiaqMPdmt8sxLwK)

56

            O processo de utilização dos resultados das avaliações tem que ser visualizado, acima de tudo, como um processo de aprendizagem e formativo, por meio do qual as pessoas e a Instituição aprendem continuamente, aprimoram suas práticas e relações laborais e sociais a partir da consideração dos valores institucionais.

57

            Uma instituição pública de ensino, por ser um órgão público, além de ter suas ações regidas pelos princípios constitucionais da Administração Pública: a Legalidade, a Impessoalidade, a Moralidade, a Publicidade e a Eficiência; deve buscar oferecer um serviço de qualidade à sociedade, cumprindo assim o seu papel como agente do Estado.

58

13.3 Formas de Participação da Comunidade

59

As instituições não implementam estratégias, são as pessoas que o fazem. Partindo dessa premissa, resgata-se aqui a importância da participação e do envolvimento dos diferentes atores que constituem o IFFluminense, no processo de concepção, execução, acompanhamento, avaliação e atualização do PDI.

60

Cabe à gestão dos campi e da reitoria prover um ambiente que favoreça a transparência das informações, a comunicação, a cooperação e as condições necessárias para a produção e o compartilhamento do conhecimento individual e institucional.

61

Para que a comunidade possa participar do processo Autoavaliação Institucional, serão disponibilizadas informações no site do IFFluminense e ações de sensibilização in loco.

62

Com o objetivo de fortalecer o acesso às informações acerca do PDI, a instituição deverá prover a disponibilização da sua versão digital no Portal, além de versões impressas com tiragem mínima suficiente para atender as bibliotecas dos campi, gabinetes da direção geral das unidades, gabinete da reitoria e pró-reitorias. Ainda no intuito de manter a comunidade informada, possibilitando o olhar crítico e a captação de comentários e sugestões, o site institucional disponibilizará, por meio do menu "Desenvolvimento Institucional", informações atualizadas a respeito do Plano de Desenvolvimento Institucional, bem como o e-mail de contato (pdi@iff.edu.br) destinado ao recebimento de contribuições, que serão consideradas na revisão/atualização do documento. Outras informações específicas acerca do documento também poderão ser acessadas no site do PDI (pdi.iff.edu.br).