PDI Capítulo 6 - Plano Estratégico
Responsável: Desenvolvimento Institucional
Status: Concluída
Abertura: 02/06/2023
Encerramento: 12/06/2023
Participantes: , Técnicos Administrativos, Docentes Ver detalhes dos participantes
Resumo
Esse capítulo aborda as etapas do processo de planejamento estratégico do IFFluminense, apresentando elementos de diagnóstico e referencial estratégico, definidos no âmbito do comitê estratégico, bem como aspectos fundamentais que orientarão a atuação institucional para os próximos cinco anos, tais como os objetivos estratégicos, a definição de metas e indicação dos programas institucionais, portfólio de projetos e ações sistêmicas necessárias para alcançá-las.
As imagens e quadros descritos no capítulo estão nos anexos indicados no próprio texto.
Recebimento de contribuições: 02 a 06/06/2023
Expressão de opinião: 09 a 12/06/2023
Conteúdo
· Estrutura insuficiente na Reitoria para apoiar/executar os processos administrativos dos campi avançados;
Contribuições
Este apontamento não faz sentido dentro do que a legislação define como campus avançado. Desde a sua criação, os campi avançados da Rede Federa são definidos como "Campus Avançado, vinculado administrativamente a um campus ou, em caráter excepcional, à Reitoria [...]." (A Portaria MEC 1291/13).
Se os campi avançados do IFF, por escolha institucional, estão VINCULADOS ADMINISTRATIVAMENTE à Reitoria, não faz sentido dizer que a reitoria não consegue "apoiar" estes campi. Seria o mesmo que falar que "a Reitoria não tem condições de apoiar determinada Pró-Reitoria". Não se trata de um "apoio", mas de uma estrutura vinculada entre estes campi e a Reitoria, havendo, inclusive, a possibilidade dos servidores dos campi avançados atuarem em colaboração administrativa com a Reitoria e demais campi de mesma tipologia. Assim. a solução para isso precisa vir, necessariamente, em repensar o atual modelo de gestão com suas centralizações e descentralizações, o que já foi muito bem apontado em um outro item da matriz SWOT.
Em resumo, a alegada falta de estrutura suficiente na Reitoria para executar os processos administrativos não pode servir como justificativa para que a atuação administrativa da Reitoria em vinculação com os campi avançados esteja em segundo plano, opcional, "apoio em caso de disponibilidade".
Assim, só há duas alternativas sobre o texto em questão:
- Retirar por completo;
- Alargar os prejudicados pela falta de estrutura da Reitoria, sem deixar os campi avançados numa segunda linha de atuação: "Estrutura insuficiente na Reitoria para apoiar/executar os processos administrativos da unidade e dos campi avançados vinculados;
Venho destacar uma questão preocupante que observei tanto no texto em consulta quanto nas falas realizadas até o momento. Parece que os campi avançados estão sendo retratados como um fardo ou um peso que está sendo carregado pela Reitoria.
Essa percepção é extremamente injusta e desvaloriza o trabalho árduo e a importância dos campi avançados para o IFF. Essas unidades têm suas particularidades e desafios, e é fundamental reconhecer que merecem o devido apoio e recursos para que possam desempenhar plenamente suas funções acadêmicas e administrativas.
Concordo plenamente com o que foi apontado pelos colegas anteriormente. Da forma como foi posto nesse artigo, abrirá margem para uma futura "lavagem de mãos." Se hoje, tendo alguns processos administrativos sob a responsabilidade da Reitoria, já temos dificuldade por termos nossa pequena estrutura desconsiderada. Imagine cortando esse laço. O que vai ocorrer será esta fala: "Não temos condição, e agora nem obrigação, de ajudá-los. Deem um jeitinho aí." Sei da realidade da Reitoria. Realmente, grupo pequeno para tantas funções. Entretanto, o grupo de um campus avançado é muito menor. E temos que dar conta. Injusto com os servidores que precisam se envolver em N comissões e funções para que a roda gire. Resumindo: haverá abandono e definhamento dos campi avançados. De repente, uma mudança na estrutura processual, evitando tantos retrabalhos, que não são poucos, seria a solução.
Os campi avançados devem receber maior apoio da Reitoria, não só no envio de verbas, mas na parceria para suprir necessidades de pessoal, treinamentos, estímulo à verticalização do ensino, parcerias em ensino, pesquisa e extensão nas áreas comuns à Reitoria e Campus avançado, bem como suporte médico, psicológico e administrativo em caso de inexistência no campus avançado.