Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI) (1ª Parte)

Responsável: Desenvolvimento Institucional
Status: Concluída
Abertura: 06/02/2023
Encerramento: 16/03/2023
Participantes: , Técnicos Administrativos, Docentes Ver detalhes dos participantes

Resumo

O Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI) é o instrumento teórico e metodológico de referência e orientação para as reflexões e ações institucionais.

Período de participação:

Contribuições: 06/02 a 05/03

Expressão de opinião quanto a redação final: 13 a 16/03

As tabelas, gráficos e figuras citadas no texto estão disponíveis nos anexos do documento.

Conteúdo

37

A primeira característica da identidade do IFF é percebida a partir de sua própria designação, por articular a educação, a ciência e a tecnologia. Conforme proposto na III Conferência Regional de Educação Superior para a América Latina e Caribe - Declaração Córdoba, Argentina, 14 de junho de 2018, o IFF se posiciona a favor da ciência com humanismo e da tecnologia com justiça, pelo bem comum e os direitos para todas e todos, princípios fundados na convicção de que o acesso, o uso e a democratização do conhecimento é um bem social, coletivo e estratégico, essencial para garantir os direitos humanos básicos e imprescindíveis para o bem-estar dos povos, a construção de uma cidadania plena e a emancipação social. Devemos pensar que a ciência e a tecnologia podem e devem contribuir fortemente para resolver os problemas prementes da humanidade, mas este entendimento, ainda que importante e fundamental, não é suficiente. É necessário um diálogo plural e igualitário que propicie o diálogo de culturas, para que a educação, a ciência, a tecnologia e as artes se constituam em um meio para a liberdade e igualdade.

Contribuições

Roger Nascimento
12/02/2023 19:58

"É necessário um diálogo plural e igualitário que propicie o diálogo de culturas, para que a educação, a ciência, a tecnologia e as artes se constituam em um meio para a liberdade e igualdade."

Alteração:

I. É fundamental a defesa de uma prática política-educacional que propicie a integração das culturas populares, para que a educação, a ciência, a tecnologia e as artes se constituam em meio e em rumo a uma sociedade verdadeiramente justa e democrática.