Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI) (1ª Parte)
Responsável: Desenvolvimento Institucional
Status: Concluída
Abertura: 06/02/2023
Encerramento: 16/03/2023
Participantes: , Técnicos Administrativos, Docentes Ver detalhes dos participantes
Resumo
O Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI) é o instrumento teórico e metodológico de referência e orientação para as reflexões e ações institucionais.
Período de participação:
Contribuições: 06/02 a 05/03
Expressão de opinião quanto a redação final: 13 a 16/03
As tabelas, gráficos e figuras citadas no texto estão disponíveis nos anexos do documento.
Conteúdo
A interdisciplinaridade é a compreensão da relação entre a totalidade das partes e destas no todo. Assumir essa perspectiva como princípio pedagógico implica superar o ensino fragmentado, sem relação com o entorno, e compreender que a busca do conhecimento é um processo que nunca se completa, pois conforme Kuenzer (2000), uma educação que se pauta numa perspectiva interdisciplinar [...] cria a possibilidade de construção do novo, permitindo aproximações sucessivas da verdade, que nunca se dá a conhecer plenamente; por isto, o conhecimento resulta do processo de construção da totalidade, que nunca se encerra, pois há sempre algo novo para conhecer. Nesta concepção, se evidencia que conhecer a totalidade não é dominar todos os fatos, mas as relações entre eles, sempre reconstruídas no movimento da história.
Contribuições
A interdisciplinaridade é a compreensão da relação entre a totalidade das partes e destas no todo. Assumir essa perspectiva como princípio pedagógico implica superar o ensino fragmentado, sem relação com o entorno, e compreender que a busca do conhecimento é um processo que nunca se completa,
1. A interdisciplinaridade é a compreensão... Sugestão: A interdisciplinaridade pressupõe a compreensão...
2. Assumir essa perspectiva como princípio pedagógico implica reconhecer que a realidade é complexa e multifacetada e ir além da fragmentação disciplinar, por meio da estruturação de novas formas de organização curricular e metodológica que envolvam a construção de pontes entre os diversos campos epistemológicos, superando a fragmentação.