Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI) (1ª Parte)
Responsável: Desenvolvimento Institucional
Status: Concluída
Abertura: 06/02/2023
Encerramento: 16/03/2023
Participantes: , Técnicos Administrativos, Docentes Ver detalhes dos participantes
Resumo
O Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI) é o instrumento teórico e metodológico de referência e orientação para as reflexões e ações institucionais.
Período de participação:
Contribuições: 06/02 a 05/03
Expressão de opinião quanto a redação final: 13 a 16/03
As tabelas, gráficos e figuras citadas no texto estão disponíveis nos anexos do documento.
Conteúdo
O projeto curricular do curso deve, pois, contemplar articulações tanto com a pesquisa, por meio da apresentação de linhas de atuação, de ênfases, de especificidades que expressem e orientem a definição dos projetos integradores e Trabalhos de Conclusão de Cursos, quanto com a extensão, sobretudo nos cursos superiores, nos quais a obrigatoriedade existe conforme estabelecido no PNE 2014-2024, Meta 12, Estratégia 12.7. Nesse sentido, as linhas de formação do corpo docente dos cursos podem atuar como incubadoras de linhas de pesquisa e de linhas de extensão, no entanto, não devem ser encaradas como determinantes, uma vez que a estas cabem intrínseca articulação com o projeto curricular dos cursos.
Contribuições
1. [...] sobretudo nos cursos superiores, nos quais a obrigatoriedade existe conforme estabelecido no PNE 2014-2024, Meta 12, Estratégia 12.7.
Sugestão: sobretudo nos cursos superiores, nos quais existe a obrigatoriedade de assegurar no mínimo 10% do total de créditos previstos para a graduação em atividades extensionistas, normatizada pela Resolução CNE/CES N.º 08, de 18/12/2018, em atendimento à Meta 12, Estratégia 12.7 do PNE 2014-2024.
2. Nesse sentido, as linhas de formação do corpo docente dos cursos podem atuar como incubadoras de linhas de pesquisa e de linhas de extensão, no entanto, não devem ser encaradas como determinantes, uma vez que a estas cabem intrínseca articulação com o projeto curricular dos cursos.
Sugestão: {...] podem ensejar linhas de pesquisa e linhas de extensão. No entanto, não devem constituir fatores determinantes na formulação de projetos e/ou programas, sejam de pesquisa ou extensão. Estes devem estar em decorrer da intrínseca relação com o projeto pedagógico dos cursos, bem como das interlocução do Instituto com a sociedade, no cumprimento de sua missão de transformação social.