Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI) (1ª Parte)

Responsável: Desenvolvimento Institucional
Status: Concluída
Abertura: 06/02/2023
Encerramento: 16/03/2023
Participantes: , Técnicos Administrativos, Docentes Ver detalhes dos participantes

Resumo

O Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI) é o instrumento teórico e metodológico de referência e orientação para as reflexões e ações institucionais.

Período de participação:

Contribuições: 06/02 a 05/03

Expressão de opinião quanto a redação final: 13 a 16/03

As tabelas, gráficos e figuras citadas no texto estão disponíveis nos anexos do documento.

Conteúdo

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A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) está pautada nos seguintes princípios norteadores: da formação humana e formação para o trabalho (trabalho como princípio educativo), numa concepção integradora, unitária, politécnica e omnilateral. Os saberes docentes em EPT devem estruturar-se não somente na formação técnica, mas também na formação humana, para Ramos (2014, p.79) a educação profissional se constitui no processo pelo qual os trabalhadores são formados para produzirem sua existência por meio do seu trabalho, o qual se volta para a produção de bens e serviços necessários socialmente, sendo assim a discussão do currículo integrado é profundamente política, pois pretende interferir nos fundamentos e no sentido da educação dos trabalhadores.

Contribuições

Maria Virginia
28/02/2023 13:49

Os saberes docentes em EPT devem estruturar-se não somente na formação técnica, mas também na formação humana, para Ramos (2014, p.79) a educação profissional se constitui no processo pelo qual os trabalhadores são formados para produzirem sua existência por meio do seu trabalho, o qual se volta para a produção de bens e serviços necessários socialmente, sendo assim a discussão do currículo integrado é profundamente política, pois pretende interferir nos fundamentos e no sentido da educação dos trabalhadores.

1. [...] na formação humana, para Ramos.  Sugestão: na formação humana integral. Para Ramos [...]

2. [...] serviços necessários socialmente, sendo assim a discussão do currículo integrado é profundamente política, pois pretende interferir nos fundamentos e no sentido da educação dos trabalhadores.  Sugestão: [...] necessários socialmente. Sendo assim. a discussão do currículo integrado, na perspectiva da formação humana integral, é eminentemente política, [...]