Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI) (2ª Parte)
Responsável: Desenvolvimento Institucional
Status: Concluída
Abertura: 06/02/2023
Encerramento: 16/03/2023
Participantes: , Técnicos Administrativos, Docentes Ver detalhes dos participantes
Resumo
O Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI) é o instrumento teórico e metodológico de referência e orientação para as reflexões e ações institucionais.
Período de participação:
Contribuições: 06/02 a 05/03
Expressão de opinião quanto a redação final: 13 a 16/03
As tabelas, gráficos e figuras citadas no texto estão disponíveis nos anexos do documento.
Conteúdo
Um importante componente da prática profissional é o estágio curricular, ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido pelo estudante no ambiente de trabalho, visando ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular. Entende-se ainda o Programa de Aprendizagem como mais uma oportunidade de articulação entre teoria e prática e ampliação das possibilidades de inserção profissional de jovens e adolescentes. Ambas ações são importantes para os alunos vivenciarem situações reais de trabalho e aprenderem o saber-fazer próprio das profissões em que estão se formando.
Contribuições
Um importante componente da prática profissional é o estágio curricular, ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido pelo estudante no ambiente de trabalho, visando ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular. Entende-se ainda o Programa de Aprendizagem como mais uma oportunidade de articulação entre teoria e prática e ampliação das possibilidades de inserção profissional de jovens e adolescentes. Ambas ações são importantes para os alunos vivenciarem situações reais de trabalho e aprenderem o saber-fazer próprio das profissões em que estão se formando. O estágio curricular supervisionado é regido pela Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, e regulamentado pelo IFFluminense através da Resolução nº 034/2016, em 11 de março de 2016.
"Entende-se ainda o Programa de Aprendizagem como mais uma oportunidade de articulação entre teoria e prática e ampliação das possibilidades de inserção profissional de jovens e adolescentes."
Esta frase já aparece no segmento nº 47 dessa sequência do documento..