Seção Mentalidade Sustentável (Dentro do capítulo 11 - Capacidade e Sustentabilidade Institucional)
Responsável: Desenvolvimento Institucional
Status: Concluída
Abertura: 20/03/2023
Encerramento: 05/04/2023
Participantes: , Técnicos Administrativos, Docentes Ver detalhes dos participantes
Resumo
Nessa seção serão tratadas questões associadas ao conceito do Triple Bottom Line, como: aspectos sociais, econômicos e ambientais. Contendo informações relacionadas às boas práticas do IFFluminense sobre esse tema, além do relacionamento com a Agenda 2030 da ONU e com a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, ou seja, nossas ações com o foco em minimizar os impactos ao meio ambiente, na construção de uma sociedade mais justa e na melhoria de nossos processos administrativos.
Período de participação:
Contribuições: 20/03 a 26/03
Expressão de opinião quanto a redação final: 03/04 a 05/04
As tabelas, gráficos e figuras citadas no texto estão disponíveis em https://drive.iff.edu.br/index.php/s/nxTC1oquauzynnW
Conteúdo
Tão ou mais desafiador que o contexto pandêmico, que mobilizou a inteligência humana com seu engajamento na busca de uma ou mais vacinas e tratamentos para o novo coronavírus, é o aquecimento global e as mudanças climáticas, que podem inviabilizar a vida humana na face da terra nos próximos decênios. Aliados à intensificação da concentração de renda e o aumento do empobrecimento dos países e de suas populações, criam condições de vidas cada vez mais díspares e contrastantes, fragilizando ainda mais a sobrevivência de muitas populações ao redor do mundo. Nesse sentido, a Agenda 2030 da ONU e os seus dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) tornam-se uma referência necessária para a ação articulada global dos países, buscando fortalecer um mundo cada vez mais multipolar, colaborativo, justo e generoso. Além disso, o Objetivo 4, Âuma educação equitativa e de qualidade ao longo de toda a vida para todosÂ, passa a ser elemento basilar para construirmos uma convivência global mais harmoniosa e com menores distâncias, sendo que, em especial, a constituição de uma Educação Profissional e Tecnológica transformadora, deliberadamente expressas nas Metas 4.3, 4.4 e 4.5, tem, de acordo com a UNESCO/UNEVOC, o "potencial de aumentar a equidade, reduzir a pobreza e diminuir as desigualdades".
Contribuição
Não precisa relativizar a situação pandemica para evidenciar a importância dos esforços para evitar aquecimento global e mudanças climáticas. Com a retirada desta comparação o texto fica mais direto e abre menos divergências.
Avaliações
Data | Avaliação | Usuário | Segmento |
---|